PROCESSOS DE TRABALHO EM SERVI O SOCIAL Aula 3
1-Conforme A Lei 8662/93 estabelece que o AS deve:
R= planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais”.
Conforme Luckesi (1994), o conhecimento é a compreensão inteligível da realidade, que o sujeito humano adquire através de sua contestação com essa mesma realidade. Podemos dizer que há níveis e graus de conhecimento: oriundo da intuição, do entendimento e da razão crítico-dialética (como o mais alto nível de conhecimento), esses se constituem em momentos distintos, porém complementares.
2- Quais os MÉTODO DIALÉTICO?
Senso comum - análise- negação- novo patamar
3- O COTIDIANO E O MÉTODO DIALÉTICO
R= No cotidiano da vida de cada um, os fenômenos se apresentam como se fossem objetivos, absolutamente reais e concretos. A aparência não é igual à essência.
4-MÉTODO DIALÉTICO
R= O método dialético se propõe a um desmonte, à destruição da aparente “objetividade do fenômeno”. Pretende conhecer o fenômeno por detrás de sua aparência. O método é o movimento das estratégias para buscar a concretização da finalidade das ações.
Tendo em vista uma ética libertária, serão necessárias alternativas de construções de mediações que sejam direcionadas para superação das obscuridades do real. O método, na perspectiva dialética, é pensado para o desmonte do fetichismo das relações sociais, para se obter clareza nos processos de alienações e, ao mesmo tempo, para o trabalho de conscientização, que é o contrário da alienação.
5-Como entender a PRÁXIS?
A práxis pode ser entendida como o processo de trabalho do AS que se preocupa em desenvolver suas atividades no sentido do movimento das necessárias superações do cotidiano, no trabalho de acompanhamento das transformações do real. A práxis é o movimento das atividades que não se limitam às ações repetidas, reiteradas e reificadas. A revolução do cotidiano deve estar presente na práxis do AS.