Processos de software
Um processo de software pode ser entendido como um conjunto estruturado de atividades exigidas para desenvolver um sistema de software.
Fases de um processo de Software
Para Schwartz[5] as principais fases de um processo de software são : 1. Especificação de Requisitos: tradução da necessidade ou requisito operacional para uma descrição da funcionalidade a ser executada. 2. Projeto de Sistema: tradução destes requisitos em uma descrição de todos os componentes necessários para codificar o sistema. 3. Programação (Codificação): produção do código que controla o sistema e realiza a computação e lógica envolvida. 4. Verificação e Integração (Verificação): verificação da satisfação dos requisitos iniciais pelo produto produzido.
Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software é representação abstracta de processo, descrevendo-o sob um ponto de vista particular
Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às situações a analisar, porque só na altura em que enfrentamos o problema é que podemos escolher o modelo.
O modelo Cascata: tem como principal característica a sequência de atividades onde cada fase transcorre completamente e seus produtos são vistos como entrada para uma nova fase.
Este modelo minimiza o impacto da compreensão adquirida no decurso de um projeto, uma vez que se um processo não pode voltar atrás de modo a alterar os modelos e as conclusões das tarefas anteriores, é normal que as novas idéias sobre o sistema não sejam aproveitadas.
As desvantagens deste modelo são : * Dificuldade em acomodar mudanças depois que o processo está a ser executado; * Partição inflexível do projeto em estágios distintos; * Dificuldade em responder a mudanças dos requisitos; * É mais apropriado quando os requisitos são bem compreendidos; * Os projetos reais raramente se adaptam ao modelo linear e sequencial;
* É difícil capturar os