Processos de separação de mistura (exemplos)
Através da decantação sólido-líquido, separa-se a água salgada da areia, de modo a que a água passe para um outro gobelé, e a areia permaneça no mesmo. Em seguida, os restos de areia que ficaram na água salgada após a decantação terão que ser separados, através de uma filtração por gravidade. Estes grãos ficam retidos no filtro, e então obtém-se água salgada sem areia. Como têm pontos de ebulição próximos, para separar estas duas substâncias segue-se uma destilação fraccionada.
(Água + Gordura + Areia)
Para separar esta mistura, começa-se com uma decantação sólido líquido. A areia fica no recipiente inicial, ao passo que a água gordurosa fica noutro gobelé. O resto de água gordurosa que fica no recipiente inicial é eliminado através da evaporação, para assim se obter somente areia. A gordura e a água são separadas através da decantação líquido-líquido. Coloca-se a mistura numa ampola de decantação, agita-se, e espera-se que os dois líquidos (imiscíveis) se separem. O mais denso fica por baixo e o menos denso por cima, e então abre-se cuidadosa e lentamente a torneira, para sair o líquido mais denso. Deve-se fechar a torneira antes que este seja totalmente removido.
Folhas de chá, Sal e Limalhas de ferro
Usando a separação magnética, facilmente separamos as limalhas de ferro das folhas de chá e do sal. Devido ao facto de o sal ser solúvel em água e as folhas de chá não, segue-se uma dissolução, adicionando o solvente água. Em seguida mexe-se a solução com uma vareta, e faz-se uma filtração, para separarmos a água salgada das folhas de chá. Caso se queira reaver o sal da água, realiza-se uma destilação fraccionada.