Histo
Flotação é um método de separação de misturas. Trata-se de uma técnica de separação muito usada na indústria de minerais, na remoção de tinta de papel e no tratamento de esgoto, entre outras utilizações. A técnica utiliza diferenças nas propriedades superficiais de partículas diferentes para as separar. Só podemos classificar o processo de separação de misturas como flotação quando houver inserção de bolhas de ar no meio aquoso seguida de adsorção de partículas nas bolhas que são arrastadas para a superfície do líquido . As partículas a serem flotadas, são tornadas hidrofóbicas pela adição dos produtos químicos apropriados. Então, fazem-se passar bolhas de ar através da mistura e as partículas que se pretende recolher ligam-se ao ar e deslocam-se para a superfície, onde se acumulam sob a forma de espuma. Em resumo, a flotação é um processo de separação de sólido-líquido, que anexa o sólido à superfície de bolhas de gás fazendo com que ele se separe do líquido.
02 – OBJETIVO
O objetivo desta experiência, é demonstrar que existem diversos tipos de separação de misturas, em nosso caso, flotação. E concluir que através das propriedades específicas dos componentes das misturas, podemos separá-las.
03 – MATERIAIS UTILIZADOS
• Béquer;
• Areia;
• Serragem;
• Água;
• Colher (de sopa);
04- PROCEDIMENTO
1. Coloque a areia com serragem, obtendo, uma mistura sólido-sólido dentro do béquer.
2. Depois adicione água (líquido de densidade intermediária).
3. Observar a reação dos componentes para a conclusão.
05- CONCLUSÃO
Concluímos que, ao adicionarmos a água (líquido de densidade intermediária) à mistura de areia e serragem, o componente menos denso (serragem) fica na superfície do recipiente, já a areia (componente mais denso) fica submerso à agua, assim, efetuamos a separação da mistura areia+serragem (sólido-sólido) pelo método de flotação.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Pesquisa sobre flotação, feita a partir das informações do respectivo