processos de implantação ERP em obras
PROCESSO DE COMPRAS
AEROPORTO SÃO GONÇALO DO AMARANTE
O processo de compras é iniciado pelas requisições, onde o almoxarifado recebe a REQUISIÇÃO DE MATERIAL e verifica se há o produto em estoque para atender a demanda ou se necessita ser comprado.
O código para o tipo de movimento de REQUISICAO DE MATERIAL é 1.1.01 e deverá ser informado no sistema pelo responsável do Almoxarifado. Este movimento pode ter 2 destinos, a BAIXA DE MATERIAL e a SOLICITAÇÂO DE COMPRAS, com os códigos 1.1.90 e 1.1.10 respectivamente.
Realizando a inclusão do movimento 1.1.90 o sistema irá baixar o estoque dos produtos e irá colocar o status da REQUISIÇÃO DE MATERIAL como RECEBIDO, realizando a inclusão deste movimento há um impresso de PROTOCOLO DE ENTREGA. Neste movimento deverá ser preenchido OBRIGATÓRIAMENTE os campos de CENTRO DE CUSTOS. Pois deste movimento é que será gerada a apropriação dos custos durante o processo de contabilização.
Tendo como origem a REQUISIÇÃO DE MATERIAL, a SOLICITAÇÃO DE COMPRA será gerada pelo processo de RECEBIMENTO/FATURAMENTO. Neste momento há também o impresso de Solicitação de Compras. (esses impressos fazem parte da documentação de compras). A Solicitação de compras é informada no sistema pelo Responsável do Almoxarifado.
O setor de compras verifica diariamente as solicitações registradas no sistema e inicia a rotina de Cotação, que tem como Origem as solicitações e destino as Ordens de Compras.
A rotina de cotação é realizada a seguinte forma:
O processo de compras Indireto é feito através da Cotação. A cotação é utilizada para definir de qual fornecedor a empresa irá realizar a compra de seus materiais.
O processo inicia-se na criação de uma solicitação de compras onde é gerado um movimento do tipo 1.1.10 onde são solicitados os produtos que a empresa precisa comprar. Após a criação do movimento de solicitação, é iniciada então a Cotação, onde a relação dos produtos será enviada para determinados Fornecedores que