Credito suplementar
Contabilidade Pública
Administração Financeira e Orçamentária
Orçamento Público
Aula de Finança Pública – Fabrício Mariano - assisti até a aula 05 – Aulas muito fracas
Aula Direito Financeiro – AFO- Ana Paula – assisti até a aula 03 – Aulas fracas
Aula de Orçamento Público – Wilson Araújo – assisti até a aula 03 – Aulas muito boas
Conceitos Introdutórios
Como são conhecidos os indicadores de resultados na Administração Pública?
Eficiência - Capacidade que tem o gestor público de aplicar recursos otimizadamente. Está relacionada à avaliação de economicidade. É o resultado obtido a partir da relação existente entre o volume de bens ou serviços produzidos (outputs) e o volume de recursos consumidos (inputs), para alcançar o melhor desempenho operacional.
Eficácia – Capacidade que tem o gestor público de atingir metas otimizadamente. Eficácia ocorre quando os objetivos são atingidos.
Efetividade – Capacidade que tem o gestor público de satisfazer as necessidades da coletividade.
O que se entende por fato administrativo dentro da contabilidade
Fato administrativo ou fato de gestão é qualquer negócio realizado pela administração que modifique o patrimônio da empresa, em termos de qualidade ou quantidade. Exemplos: as compras à vista ou a prazo de bens; as vendas à vista ou a prazo de mercadorias e serviços; os pagamentos e recebimentos etc.
Fato administrativo é a mesma coisa que fato contábil?
Em sentido estrito, não. Fato contábil é qualquer ocorrência que modifique o patrimônio, seja decorrente ou não de negócio realizado pela administração. A expressão fatos contábeis é mais abrangente, pois inclui os fatos administrativos. Todo fato administrativo é necessariamente um fato contábil. Entretanto, existem fatos contábeis que não são fatos administrativos. Por exemplo: se um incêndio provoca a perda de mercadorias, o patrimônio sofre redução. Este fato não é decorrente da gestão, mas produz variação patrimonial. È um fato contábil.