Processos de fabricação
.
A seguir alguns dos processos de fabricação que foram apresentados no vídeo:
Cisalhamento : Cisalhamento é a deformação que um corpo sofre devido à ação de forças cortantes oposta, é um tipo de Tensão gerado por forças aplicadas em sentidos opostos porém em direções semelhantes no material analisado. Exemplo: a aplicação de forças perpendiculares mas em sentidos opostos.
Corte: O corte é um processo de fabricação em que uma ferramenta, com duas cunhas de corte, que se movem uma contra a outra, provoca a separação de um material por cisalhamento.
Dobra: é um processo de fabricação em que uma ferramenta composta por um conjunto de duas ou mais peças exerce uma força sobre uma superfície, alterando-a. A figura ao lado apresenta um conjunto de dobra. A chapa, plana, é alterada, obtendo-se a mesma forma encontrada tanto no punção quanto na matriz. As operações de dobra são utilizadas para dar forma a peças e a perfis.
Estampo: é a ferramenta usada nos processos de corte e de dobra. Compõe-se de um conjunto de peças ou placas que, associado a prensas ou balancins, executa operações de corte e de dobra para produção de peças em série.
Conjunto Superior:
Espiga: Espiga é uma peça geralmente cilíndrica de aço 1020 a 1030 que, introduzida e presa no alojamento do cabeçote da prensa, sustenta o conjunto superior.
Placa superior: é uma placa de aço 1020 a 1030 que tem por finalidade fixara espiga e unir, por meio de parafusos, a placa de choque e a placa porta-punção.
Placa de choque: Placa de choque é uma placa de aço 1060a 1070, temperada e retificada, que tem a função de receber choques produzidos pelas cabeças dos punções no momento em que eles furam ou cortam a chapa, evitando sua penetração na placa superior. A espessura da placa de choque varia conforme o material a ser cortado.
Placa porta-punções: é uma placa de aço 1020 a 1030 situada logo abaixo da placa de choque ou da placa superior. É fixada por parafusos e