Trabalho
>> Conjunto de atividades dirigidas à utilização dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas da organização.
Utilização dos Recursos >> Atividades administrativas >> alcance de metas
(recursos materiais, financeiros, informacionais, humanos)
As organizações são constituídas por pessoas e por recursos não humanos (físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos, etc). Elas são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos diferentes, de características diferentes, de objetivos diferentes. À medida que aumenta a quantidade de recursos empregados, mais complexos é o processo de administrar.
Estruturas organizacionais
• Nível institucional > alta direção • Nível intermediário > gerência • Nível operacional > supervisão
O desempenho de um administrador é resultado de suas habilidades. Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado. São 3 tipos de habilidades: técnicas, humanas e conceituais.
Habilidade técnica: uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização.
Habilidade humana: trabalho com pessoas e facilidade de gerenciamento interpessoal e grupal.
Habilidades conceituais: visão da organização com um todo, facilidade em trabalhar com idéias e conceitos, teorias e abstrações.
Nível institucional > alta direção >> Habilidades conceituais
Nível intermediário > gerência >> Habilidade humana
Nível operacional > supervisão >> Habilidade técnica
Competências de um administrador:
Conhecimento: acervo de informações a respeito de uma especialidade (Know-how)
Perspectiva: colocar o conhecimento em ação, maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações.
Atitude: saber fazer acontecer, comportamento ativo e