Processos de fabricação por usinagem
Os processos de usinagem são muito importantes no cenário da economia atual porque tornam possível a confecção de peças de geometria complexa de uma maneira rápida e barata. Devido a essa importância e a sua vasta utilização, muitas pesquisas nesta área têm sido realizadas visando reduzir os custos de produção e melhorar a qualidade do produto.
A análise principal deste relatório é a observação dos mecanismos de formação de cavaco. Esse estudo é de grande importância quando se quer entender os fenômenos envolvidos no processo. Por meio dele, podemos evidenciar fatores como temperatura de usinagem, deformação do material, esforços envolvidos, entre outros que influenciarão diretamente na qualidade da peça.
Através da variação da velocidade de corte, velocidade de avanço, rotação e material da peça, tiraremos conclusões sobre operações de desbaste, acabamento de uma peça, e tipos de cavacos formados.
2. OBJETIVO
O objetivo deste relatório é estudar a formação de cavaco no processo de usinagem por torneamento, levando em consideração:
Manuseio do torno mecânico;
Movimentos de corte e de avanço;
Material da peça e da ferramenta;
Geometria da ferramenta;
Mecanismos de formação de cavaco;
Acabamentos da superfície usinada;
3.0. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
3.1. TORNEAMENTO
Processo mecânico de usinagem destinado à obtenção de superfícies de revolução com auxílio de uma ou mais ferramentas mono cortantes, sendo executado por um torno. Através de um movimento rotatório da peça, acrescido de um movimento de avanço da ferramenta, promove a remoção contínua de material da superfície de uma peça. Quanto à forma e a trajetória, o torneamento pode ser retilíneo o curvilíneo. 3.1. (a) Torno Mecânico.
3.2. MOVIMENTOS NA USINAGEM
Os processos de usinagem são decorrentes do movimento entre a ferramenta e a peça. Por convenção, os movimentos sempre estarão ocorrendo supondo-se a peça parada e, portanto, todo o movimento sendo realizado pela