processos de fabricação do polipropileno
INTRODUÇÃO
Como este trabalho iremos apresentar o polipropileno que é uma resina termoplástica derivada de monômeros de propeno ou propileno, onde é obtida em reatores com o uso de sistemas catalíticos.
O polipropileno é um dos polímeros mais vendidos no mundo, sua alta resistência a produtos químicos e seu baixo custo faz com que seja o plástico de maior uso nas indústrias químicas.
O Objetivo geral deste trabalho é apresentar as propriedades, o processo de produção, os tipos de polipropileno e suas aplicações industriais.
POLIPROPILENO
O polipropileno PP teve origem em 1953, Karl Zieger e Giulio Natta, trabalhando independentemente, preparam o polipropileno a partir de monômeros de propileno ou propeno (CH2=CHCH3) e receberam o prêmio Nobel de química em 1963. As diversas formas de polipropileno têm seus respectivos pontos de fusão e rigidez. É mais duro e resistente ao calor, quando comparado com o polietileno.
O polipropileno é uma resina termoplástica (podendo ser moldado apenas por aquecimento), pertencente ao grupo das poliolefinas que inclui os polietilenos e polibutenos, derivado do propeno ou propileno com ampla faixa de propriedades e grande facilidade de processamento. Estas características têm permitido o crescimento contínuo no consumo mundial deste material.
Atualmente é um dos plásticos de maior venda e que mostra a maior taxa de crescimento anual no mundo, devido às suas excepcionais propriedades e versatilidade de aplicação e uso.
As resinas de polipropileno (PP), assim como a maioria das poliolefinas, são resistentes a muitos solventes e produtos químicos. São fortemente atacadas pelos ácidos inorgânicos fortes, como o ácido nítrico fumegante a temperatura ambiente e o ácido sulfúrico 98% a 600ºC.
A maior parte do polipropileno comercial é do tipo isotático formando uma cadeia com todos os grupos de metila orientada para o mesmo lado. Esta estrutura favorece o desenvolvimento de