processos de fabricação de cerveja
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS – FACISA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TRABALHO SOBRE O FLUXOGRAMA DOS OS PROCESSOS DE
INDUSTRIALIZAÇÃO DA CERVEJA
BELO HORIZONTE
2012
“Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estivermos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los.”
Dalai Lama
INTRUDUÇÃO
Neste trabalho vamos apresentar as etapas de produção da Cerveja. Identificando cada processo da transformação das matérias- primas utilizadas na produção deste produto que foi escolhido pelo grupo de trabalho. Falaremos da Cerveja e do seu processo de produção.
A cerveja é uma bebida produzida a partir de cereais maltados e não maltados, como é o milho, trigo, malte e arroz. Trata-se de uma bebida alcoólica que se obtém por ação de leveduras selecionadas sobre um mosto resultante da mistura da farinha obtida com a moagem dos cereais junto com água, ao qual foi adicionado lúpulo (e/ou seus derivados). Este mosto vai diferir consoante o tipo de cerveja que se quer produzir.
HISTÓRICO
As primeiras bebidas alcoólicas provavelmente tenham sido feitas inicialmente de cereais, tâmaras, uvas ou mel. No “Livro dos Mortos” (guia egípcio para vida eterna) traz menções sobre a cerveja fabricada com cevada sendo, portanto a cerveja uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo. Os gauleses foram os primeiros a fabricar com o malte. Aristóteles dizia que a cerveja proporcionava maior rapidez de raciocínio. Segundo alguns historiadores, os babilônios coziam o pão deixavam-no secar, amoleciam-no na água, deixava a massa fermentar e as bebidas resultantes, que sabiam preparar em 16 maneiras diferentes denominavam “KWASS ou PÂO LÌQUIDO”. Documentos históricos comprovam que os egípcios já fabricavam alguns