O processo de fabricação da cerveja
Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria
O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA CERVEJA
SIMON, Marina, acadêmico (a)
Curso de Arquitetura e Urbanismo, UFSM, nina.simon@hotmail.com
ROMANO, Leonora (orientadora), Me Arq., Profª.
Departamento de Arquitetura e Urbanismo, UFSM, arqlolo.romano@gmail.com
RESUMO
O presente trabalho, baseado em uma pesquisa bibliográfica, tem como objetivo apresentar as etapas que compõem o processo de fabricação da cerveja. Será também abordada a definição do conceito de cerveja e uma breve apresentação do arranjo das instalações de uma cervejaria. O conhecimento dessas etapas foi imprescindível para o entendimento do funcionamento do espaço físico de uma cervejaria e para a compreensão operacional da microempresa, necessários para a realização do Trabalho Final de Graduação A. O artigo representa parte da pesquisa do tema que subsidiará o desenvolvimento de um anteprojeto arquitetônico de uma microcervejaria para a cidade de Santa Maria.
PALAVRAS-CHAVES
1.Cerveja 2. Fabricação 3. Etapas
1. INTRODUÇÃO
A cerveja foi uma das primeiras bebidas produzidas no mundo e ainda é uma das mais apreciadas pelo homem ao longo de toda sua história. Atualmente é a terceira bebida mais popular, atrás apenas da água e do chá, além de ser a bebida alcoólica mais consumida no mundo (WIKIPÉDIA, 2013). É considerada a bebida socializante por natureza, coadjuvante dos grupos de torcedores esportivos, jogadores de sinuca, carta, e presença fundamental em confraternizações entre amigos nos churrascos, festas e praia.
Composta basicamente por malte de cevada, lúpulo, água e levedo, a cerveja possui uma flexibilidade que permite a criação de uma infinidade de estilos, que só dependem da criatividade do mestre cervejeiro para ousar e inovar nas receitas. Diferente do vinho, que depende fundamentalmente da uva, e consequentemente, de local apropriado para a sua produção (MORADO,