PROCESSOS DE AMOSTRAGEM
O processo de amostragem é de importância significativa para a indústria. Ele envolve a avaliação de depósitos minerais, controle de processos e entre outros que objetivam a comercialização dos produtos. Uma amostragem mal-executada pode resultar em enormes prejuízos para uma companhia.
Amostragem é definida como uma sequencia de operações com o objetivo de obter uma amostra representativa do lote (ou universo) para fins de análise ou ensaios, ou seja, uma pequena parte que preserve as propriedades do material como um todo. Para chegar na amostra final, um dos elementos, que por sua vez relaciona-se com a lei das médias.
Juntamente com a execução da amostragem estão os possíveis erros, como erro de operação, segregação (minerais com significativas diferenças de densidades), de integração de incrementos e erro fundamental.
2 OBJETIVOS
O objetivo deste relatório é apresentar a prática realizada, executando dois processos de amostragem, utilizando uma amostra, constituída de diversos tipos de minérios e não homogênea granulometricamente. Tomar conhecimento das técnicas de quarteamento e os métodos de cones, pilhas e quarteador Jones, a partir de um lote inicial de 5,01Kg, após homogeneizado. Tendo como finalidade conseguir distinguir qual técnica de amostragem mais se adéqua a reduções sucessivas de um lote, levando em consideração quais erros poderão estar presentes nos respectivos métodos.
3 PROCESSOS DE AMOSTRAGEM
A determinação de uma dada propriedade ou característica de um fluxo só pode ser realizada em uma pequena fração do mesmo, denominada amostra, que represente da melhor forma possível, o fluxo amostrado. Para garantir a qualidade da avaliação, o procedimento de amostragem deve ser acurado e preciso, garantindo a representatividade. Há várias técnicas para se separar as amostras, dentre elas, o quarteamento sucessivo pelos métodos de cones, pilhas, quarteador Jones e amostragem de polpas. Destacam-se para esta prática os seguintes