Processos catabólicos
No âmbito da disciplina de Biologia foram realizadas duas actividades práticas. A primeira demonstra as condições necessárias para a realização da fermentação. E a segunda tem como objectivo descobrir quais os processos catabólicos que as leveduras podem utilizar. Processos catabólicos
As leveduras são microrganismos unicelulares que se multiplicam muito rapidamente quando expostas a condições favoráveis.
Estas degradam a glicose e é libertada energia, sendo uma parte mobilizada na produção de ATP e outra parte que se dissipa sob a forma de calor. A mobilização de energia pode ser efectuada em meio anaeróbio por fermentação ou em meio aeróbio por respiração aeróbia e, portanto, são seres anaeróbicos facultativos.
Fermentação: a degradação da glicose origina duas moléculas de etanol (composto orgânico ainda muito rico em energia potencial) e dióxido de carbono.
Respiração aeróbia – a degradação da glicose é praticamente completa, originando dióxido de carbono e água (moléculas simples pobres em energia). Este processo proporciona mais energia às leveduras do que a fermentação, havendo mais sintetização de moléculas de ATP.
Toda a experiência da primeira actividade prática se baseia no processo de fermentação.
A segunda actividade experimental foi baseada num conjunto de experiências feitas por Luis Pasteur no século XIX cujo objectivo é concluir o mesmo que este e consiste em processos de fermentação e respiração aeróbia.
METODOLOGIA
1º Protocolo Experimental - Influência da concentração do substrato na realização da fermentação
Material:
Suspensão de leveduras a 20%.
Solução de glicose a 5%.
Solução de glicose a 30%.
M.O.C.
Lâminas e lamelas.
Caixa de dissecação.
Copo de vidro 200ml.
Um tabuleiro.
Erlenmeyer de 250ml (5).
Provetas (100ml e 10ml)
Vareta de vidro.
Papel de limpeza.
Pano de limpeza.
Pipeta de Pasteur.
Balões de borracha coloridos.
Procedimento:
1 - Preparar soluções de glicose a 5% e