Processos Automotivos
Quando pisamos no freio a energia cinética que movia o carro para frente é desperdiçada. Essa energia é dissipada em forma de calor devido ao atrito das pastilhas com o disco (podemos perceber isso ai ver que o freio esquenta). Para isso serve a frenagem regenerativa. Ela transforma essa energia cinética em energia elétrica.
Como isso funciona?
Há um motor elétrico que executado em determinada direção ele transforma energia elétrica em energia mecânica, para fazer o carro andar, as rodas girarem, etc.. Mas quando esse motor gira em direção oposta, ele passa a ser um gerador elétrico, e a energia cinética é transformada em energia elétrica e armazenada na bateria (vide figura)
SLIDE 3 (CAROL)
Diagrama Conceitual
- Carro acelerando ou mantendo a velociade estável (acelerador pressionado): O motor absorve energia da bateria (a energia vai da bateria para o motor) e este converte em energia mecânica (cinética) movendo o carro.
(o torque é produzido pela Máquina Elétrica e chega ao diferencial através do Eixo Cardan (eixo do pinhão), e assim é dividido entre as duas rodas de tração)
- Motorista alivia o pé do acelerador: O carro entra em modo de frenagem (basta que se alivie o pé sobre o pedal do acelerador para que entremos no Modo Frenagem). Não estamos tomando energia da bateria e sim, devemos procurar consumir a energia que já está acumulada (pelo movimento de inércia),
- O pedal do freio é comprimido: Onde ocorre a desaceleracao do carro
SLIDE 4 (VILLA)
Tipos
- Frenagem Hidraulica: Quando o motorista pisa no freio, a energia cinética do veículo é usada para alimentar uma bomba reversível que envia fluido hidráulico de um acumulador de baixa pressão no interior do veículo para dentro de um acumulador de alta pressão. A pressão é criada por gás nitrogênio encontrado no acumulador, que é comprimido quando o fluido é bombeado para dentro do espaço anteriormente ocupado pelo gás. Isso desacelera o veículo e o ajuda a parar. O fluido