Identificação das necessidades do consumidor no processo de desenvolvimento de produtos: uma proposta de inovação ilustrada para o segmento automotivo.
CENTRO DE CIENCIAS TECNOLOGICAS – CCT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E DESIGN
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
ALUNA:
BLUMENAU, 11 DE SETEMBRO DE 2013
Resenha crítica do artigo: “Identificação das necessidades do consumidor no processo de desenvolvimento de produtos: uma proposta de inovação ilustrada para o segmento automotivo.
Com a crescente competitividade dos negócios e do mercado nos dias atuais, a inovação esta se tornando mais importante a cada dia. Os projetistas e desenvolvedores de novos produtos devem explorar mais e mais a suas criatividades em busca de novidades e melhorias.
O artigo da revista “Produção” traz um exemplo de inovação no setor automotivo. Este é um mercado emergente desde a segunda guerra mundial, que pratica inovações a cada ano e esta em constante busca de melhoria nos seus processo e produtos.
O autor do artigo se baseia na pesquisa de mercado de alguns acessórios para lançamento de novos modelos para a indústria de carros, aplicando ferramentas para aplicação, análise e conclusão desta pesquisa no mercado. A pesquisa foi realizada em Florianópolis, com o mesmo perfil de entrevistados.
A ferramenta utilizada para a pesquisa foi a MCDA-C (Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtiva), que objetiva, com base em conceitos, modelos e critérios, a formação de estruturas de hipóteses que guiarão os decisores a tomar a decisão correta e coerente. Esta ferramenta utiliza métodos da Pesquisa Operacional como Análise de Sensibilidade e Criação de hipóteses, baseada em alguns autores como Roy.
A pesquisa trouxe resultados para a empresa que permitiu que eles tomassem a decisão correta, trazendo resultados como abertura de mercado, acirrando a concorrência, gerando a busca de novas formas de competitividade, focando na real necessidade dos clientes.
O artigo faz uma abordagem muito completa sobre toda a pesquisa realizada, porém utiliza muitos