Processos administrativos e comerciais
2. Organizações como sistemas abertos.
2.1. Evolução histórica
Após o século XVIII, a Física, a Mecânica e a Matemática avançaram e as pessoas passaram a se enxergarem de outro modo, diferente dos metodos que estas ciências utilizavam e começaram a rejeitar, em parte, o que a teologia e o misticismo propunham. Surge o Modelo Mecânico de Interpretação Social Ação e reação - Identificação dos elementos e seus relacionamentos. Por este modelo se encara as sociedades como espécie de máquinas complicadas, cujas ações e processos podem ser analisados na ação recíproca das causas naturais, na possibilidade da plena identificação dos elementos componentes e de seus diversos inter-relacionamentos, bem como na previsão dos efeitos daí decorrentes. Posteriormente ao aparecimento do modelo mecanicista, com o progresso da Física, inspirado pelo progresso da Biologia surge o modelo orgânico da sociedade.
Sociedade se define como um organismo vivo O moderno enfoque dos sistemas procura desenvolver:
1. uma técnica para lidar com a grande e complexa Empresa;
2. um enfoque sintético do todo, o qual não permite a análise em separado das partes do todo, em virtude das intrincadas inter-relações das partes entre si e com o todo, as quais não podem ser tratadas fora do contexto do todo: e
3. o estudo das relações entre os elementos componentes, em preferência ao estudo dos elementos entre si, destacando-se o processo e as probabilidades de transição, especificados em função dos seus arranjos estruturais e da sua dinâmica.
2.2 Sistemas e seus aspectos básicos
"Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função." (OLIVEIRA, 2010) Para melhor compreensão da ideia de sistemas, exemplificaremos sua definição através do automóvel: um veículo se alimenta de combustível e tem como resultado a locomoção.