Processo tig
• Características do Processo:
TIG é um processo de soldagem ao arco elétrico com proteção gasosa que utiliza um eletrodo de tungstênio, um gás inerte que não reage com outros materiais, geralmente utiliza se argônio ou hélio, para proteger a poça de fusão.
O nome TIG é uma abreviação de Tungsten Inert Gás (gás inerte tungstênio).
Seu aquecimento é obtido através do arco elétrico gerado com o auxílio de um eletrodo de tungstênio o qual não deve se fundir para evitar defeitos ou descontinuidades no cordão de solda; O processo permite soldar materiais com ou sem material de adição. Nos casos de aplicação o material deve ser compatível com o metal de base.
• Aplicações:
O processo TIG é utilizado na soldagem de todos os tipos de juntas e chapas em todas as posições, principalmente para espessuras menores que 10mm; apresenta cordões de solda de alta qualidade, sem escórias e respingos. Adéqua se a quase todos os metais, em especial titânio, zircônio, ligas de alumínio e magnésio, aços ligados, inoxidáveis, ligas de níquel e especiais. O processo deve ser realizado em local coberto e protegido para não sofrer a influência da circulação ar e não prejudicar a proteção fornecida pelo gás inerte. Utilizado para soldagem de tubos, na indústria aeroespacial e nuclear e em trabalhos de reparação devido à facilidade de controlar o processo e a possibilidade de adicionar metal de adição.
• Especificação conforme a norma AWS para todos eletrodos de tungstênio conforme a composição química.
O eletrodo de tungstênio, que tem o maior ponto de fusão dos metais (3400ºC). Além disso, o tungstênio é chamado termoiônico, pois tem facilidade de emitir elétrons que auxilia na estabilidade do arco. O tungstênio pode ser puro (99%) ou com ligas de zircônio e tório.
O eletrodo de tungstênio puro tem como vantagem o menor custo e efeito de retificação quando utilizado em corrente alternada; por outro lado tem dificuldade na abertura do arco e