PROCESSO SA DE DOEN A
Teorias sobre Saúde e Doença
Por muito tempo, a busca das explicações ou dos motivos que levam as pessoas a adoecer tem sido um dos maiores desafios enfrentados pelo homem ao longo da história.
Magia, Feitiçaria e Bruxaria.
Em tempos remotos, existia a existia a crença de que as doenças e acidentes eram causados pela ira dos deuses ou por maus espíritos. Para saber como tratar ou prevenir essas doenças eram consultados pajés, sacerdotes ou feiticeiros.
Teoria dos Miasmas
A Teoria dos Miasmas foi uma outra forma encontrada pelo homem para tentar explicar os fenômenos patológicos que acometiam as pessoas. Segundo essa teoria, a má qualidade do ar que provinha de pântanos, alagadiços, sujeiras acumuladas e esgotos resultante da decomposição de plantas e animais, seria a causa mais correta para a ocorrência de uma série de doenças (Miasmas = Maus Ares).
Mecanicismo
Idealizado por René Descartes (séc. XVII), esta linha de pensamento sugeria que o corpo humano, tal o mecanismo de um relógio, seria composto de peças – sistemas, órgãos, tecidos, células – que operavam para manter em ordem uma engrenagem. Uma doença ocorreria simplesmente devido ao mau funcionamento de partes dessa máquina. Já a morte seria a total impossibilidade de concerto da máquina humana.
Com o avanço da ciência, novos equipamentos foram desenvolvidos para melhor diagnóstico e tratamento das patologias que acometem o homem. O ramo da pesquisa deu um grande salto quando no séc. XVIII o cientista francês Luis Pasteur inventou o microscópio. Nascia ai um novo campo chamado Microbiologia, que permitia a identificação e micróbios causadores de doenças, através de análises de sangue, escarro, urina, fezes, etc. Porém, mesmo com um sem-número de aparelhos e exames, continuou sendo difícil explicar o que era normal ou patológico em uma pessoa, em determinada situação.
Em 1947, a OMS (Organização Mundial da Saúde) apresentou um conceito que veio a