Processo produção pneu
A presente pesquisa acadêmica tem por objetivo abordar e correlacionar o conteúdo indagado em sala de aula nos processos de produção das Organizações. Para tanto, iremos exemplificar nossa pesquisa através da Empresa Vitória Diesel – uma das empresas do Grupo Águia Branca – onde focaremos no seguinte setor: Processo de Recapagem de Pneus.
Atualmente, a Vitória Diesel, reforma cerca de 3000 pneus (mês) sendo que aproximadamente 35% dessa reforma é destinada ao próprio grupo Águia Branca.
É de suma importância ressaltar que o processo é dividido em 12 etapas e que o escopo do nosso trabalho é analisar, em cada uma dessas etapas, suas respectivas falhas para podermos então propor pontos de melhorias, pois hoje temos um elevado índice de retrabalho que ocorrem no decorrer este processo.
2- A IMPORTÂNCIA DO SETOR PNEUMÁTICO EM NOSSO PAÍS
Em um País onde mais de 60% do transporte de mercadorias é feito por meio de rodovias, um setor da economia brasileira em especial vem se destacando nos últimos anos por movimentar milhões de dólares em negociações: o setor de reforma de pneus.
Segundo a Associação Brasileira dos Recauchutadores, Reformadores e Remoldadores (ABR), existem cerca de mil empresas recapadoras em todo o Brasil, que movimentam mais de 600 milhões de dólares por ano e proporcionam cerca de 45 mil empregos diretos, além de 30 mil indiretos.
Além disso, chegam a ser colocados no mercado brasileiro um total de 7,5 milhões de pneus reformados por ano, enquanto que o de pneus novos não ultrapassa a barreira das 4 milhões de unidades – o que faz com o que o País seja o 2º mercado mundial nesse ramo. É importante salientar, inclusive, que desse total de pneus recapados, 75% são destinados ao transporte rodoviário de carga, 12% para movimentação de carga própria e o restante diz respeito ao transporte de passageiros.
Tais números explicitam, por si só, a importância do papel que o setor de recapagem desempenha na economia nacional. No