Enem no rio
Cerca de 1.100 candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram informados por telefone nesta semana que o local da prova indicado no cartão de confirmação de inscrição estava errado. A prova será realizada no próximo fim de semana. Ao todo, 5,3 milhões de pessoas se inscreveram.
Dez locais de prova do Enem foram alterados, diz MEC
Segundo o Inep (instituto responsável pelo exame), o problema atingiu apenas candidatos do Rio e consistiu na digitação errada do número do prédio onde será feita a prova. Os cartões indicaram o prédio da reitoria da Unirio, cerca de 200 metros de distância do prédio onde será a prova.
Por conta do problema, funcionários da Cesgranrio --empresa responsável pela organização dos exames-- estão informando os candidatos por telefone sobre o erro. O Inep também afirmou que serão colocadas faixas na região dos prédios da Unirio informando os candidatos.
A prova do Enem é usada para a classificação dos candidatos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferecerá ao menos 87 mil vagas nas universidades federais para o próximo ano.
No ano passado, o Enem também registrou problemas. A prova amarela teve questões embaralhadas, o que fez com que alguns estudantes marcassem as respostas no campo errado.
Já na edição do Enem de 2009, exemplares da prova foram roubados. A fraude adiou a realização do exame, que acabou marcado por abstenção recorde e erro no gabarito oficial. Quatro dos cinco envolvidos no vazamento foram condenados pela Justiça