processo produtivo
CURSO LOGÍSTICA
AMANDA LUZIA, BRUNA SILVA, LUIZ GUSTAVO,
RAFAEL DAVID, VIVIAN MOREIRA
2° MODULO
PROCESSO PRODUTIVO
SÃO PAULO - SP
2014
ETEC PARELHEIROS TAKASHI MORITA – ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE
CURSO LOGÍSTICA
AMANDA LUZIA, BRUNA SILVA, LUIZ GUSTAVO,
RAFAEL DAVID, VIVIAN MOREIRA
2° MODULO
PROCESSO PRODUTIVO
Trabalho apresentado à disciplina de
Planejamento, Programação e Controle de Produção, Segundo modulo, Etec Parelheiros Takashi Morita, como requisito parcial para avaliação.
Professor: Claudio
SÃO PAULO - SP
2014
RESUMO
O leite bovino constitui a base da alimentação nos primeiros anos de vida e se caracteriza por ser um dos principais produtos agropecuários brasileiros, porém, são necessárias melhorias da qualidade nos processos para que problemas de segurança alimentar sejam evitados.
Além do comprometimento da direção do estabelecimento, capacitação de pessoal para a correta identificação dos perigos relacionados com as diversas operações que envolvem o processo produtivo.
Na produção do leite em pó, uma pasteurização realizada imediatamente antes da evaporação reduz a presença de bactérias aeróbias viáveis.
A indústria coleta diariamente em entrepostos de cooperativas cerca de 340 mil litros.
O leite em pó, além do lugar de destaque na alimentação da população, possui grande importância sob o ponto de vista econômico. Somente em 1997, o Brasil importou mais de US$ 400 milhões em produtos lácteos, dos quais aproximadamente 60% deste valor foram de leite em pó, mostrando o potencial deste mercado consumidor dentro do País.
Além do grande consumo de leite em pó no comércio varejista, o leite em pó integral é utilizado largamente na merenda.
INTRODUÇÃO
Leite em pó é uma forma moderna de consumo de leite que, desidratado, tem sua longevidade estendida. O leite em pó é feito a partir da