Processo Produtivo
Esta atividade é desempenhada pelas empresas ou unidades produtivas.
Para se produzir um bem é necessário seguir uma sequência de etapas através das quais as matérias-primas são transformadas em produtos finais. Esse conjunto de etapas designa-se por processo produtivo.
Processo produtivo
Em economia, produção é um processo que consiste na combinação dos fatores de produção com a finalidade de satisfazer necessidades humanas, em termos de bens ou serviços.
Quando polia a pedra a fim de transformá-la em um utensílio mais eficaz, o homem pré-histórico estava executando uma atividade de produção. Nesse primeiro estágio, as ferramentas e os utensílios eram utilizados exclusivamente por quem os produzia, ou seja, inexistia o comércio. A produção é nada mais do que o “coração” da empresa. A produção é um processo de criação de valores. Geralmente, os termos produção e economia estão interligados. O principal agente económico que desempenha a função económica de produção são as empresas. É necessário produzir-se para se terem os bens que satisfazem as nossas necessidades. Então, definindo produção: atividade dentro da qual se joga com os factores de produção de modo a obter bens com vista à satisfação de necessidades. Neste caso quem vai jogar com os factores é o Homem. Quando se fala em produzir, fala-se no acto produtivo. O acto produtivo não é mais que o processo de produção de um bem.
Exemplo do processo produtivo de um automóvel
A linha de montagem de um automóvel pode ser dividida em três etapas principais: o corte das chapas de aço que formam o "esqueleto" do automóvel, a pintura da carroçaria e o encaixe dos componentes elétricos e mecânicos. As linhas de montagem de automóveis de todo o mundo seguem sempre essa ordem básica desde os tempos do empresário americano Henry Ford, que inventou as linhas para fabricar