processo orçamentário
O controle orçamentário é que conduz sua execução e planejamento através do administrador, peça fundamental, para que o plano orçamentário seja realizado com sucesso.
O orçamento é uma decorrência do planejamento. E exerce função de apoio aos objetivos que devem ser atingidos pela organização em suas práticas operacionais e administrativas cotidianas.
O processo orçamentário deve assegurar o prosseguimento dos planos, mensurar periodicamente em que medida os objetivos estão sendo atingidos. Analisar a economia, a eficiência e a eficácia dos gestores, bem como, intervir para ratificar os planos e reavaliar os objetivos e as estratégias da organização.
Devemos levar em consideração os benefícios da utilização dos orçamentos, tais como; comunicação dos planos da administração a toda organização; identificação de possíveis pontos de estrangulamento antes de ocorrerem, forçando assim os administradores a refletir sobre o futuro e planejá-lo, evitando que gastem seu tempo “apagando incêndios”, ajudam a alocar seus recursos de forma mais eficaz, definem metas e objetivos que podem atuar como padrões de referência para a avaliação de desempenho e ajudam a coordenar as atividades da organização inteira, integrando os planos de suas várias partes. A elaboração de orçamentos ajuda a garantir que todos os membros da