Processo logístico da fabricação dos ovos de pascoa
Para o setor supermercadista brasileiro, o período de Páscoa é a segunda melhor data em vendas. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), todo ano esses setor tem aumento nas vendas de produtos ligados à Páscoa. Mas de nada adiantariam os esforços da indústria com produção, se todos os elos da cadeia não funcionassem perfeitamente, como é o caso da logística. Sem uma logística bem planejada e estudada, toda a beleza e magia dos produtos de Páscoa se perderiam. Pois são as operações logísticas - transporte, armazenagem, distribuição - que vão garantir que os Ovos de Páscoa cheguem aos pontos de venda no momento certo, intactos e nas condições ideais para o consumo.
Esse trabalho tem como objetivo, explicar o processo logístico que existe por trás dos deliciosos ovos de Páscoa, com a finalidade de mostrar a importância da Logística no meio de produção que começa com a aquisição de matéria prima até chegar nas mãos do consumidor.
Processo Logístico dos Ovos de Páscoa
Estrutura das Fábricas
A área de produção requer um espaço físico de acordo com a demanda de fabricação dos produtos. O indispensável é que o tamanho seja suficiente para alojar todos os equipamentos sem prejudicar o fluxo dos trabalhadores. A disposição dos equipamentos deve estar de acordo com a sequência de utilização para que haja o menor trânsito possível de pessoas e os equipamentos fixos devem permitir fácil acesso e limpeza adequada.
Pisos e paredes: Material lavável, de preferência azulejos, e de cor branca.
Ralos: Devem ter tampa tipo ‘abre-fecha’ ou as tradicionais cobertas com plástico para não permitir a entrada de insetos.
Iluminação: Dê preferência para as lâmpadas fluorescentes.
Local de armazenamento e manipulação: Nesses locais não devem transitar materiais com substâncias tóxicas. Dê preferência para o aço inox.
Máquinas e Equipamentos A empresa pode investir na automatização da