processo gerencias
Esta atividade pratica tem por objetivo exaltar a importância do planejamento. O planejamento e uma forma de aperfeiçoar o gerenciamento nas organizações, definindo aonde se querem chegar, o que deve ser feito e quando deve ser feito, essa e uma técnica para absorver a incerteza e permitir mais consistência no desempenho da empresa.
Planejamento pode ter perfeitamente um bom número de definições e de conceitos, depende de onde se olhe, apesar de não representar garantia de sucesso, um bom planejamento aperfeiçoa as chances e colabora para a diminuição dos riscos, que são efetivamente calculados.
O que é planejamento?
Segundo o dicionário Aurélio, o planejamento é o trabalho de preparação para a tomada de decisão, segundo roteiros e métodos determinados. Planejar é definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los, pois as empresas não trabalham na base da improvisação.
Segundo Chiavenato (2004), o planejamento se constitui na primeira função do processo administrativo, que permite o estabelecimento dos objetivos organizacionais em função dos recursos necessários para atingi-los de maneira eficaz.
Já para Oliveira (1996), planejamento pode ser definido como um processo que considera os aspectos destacados pelas dimensões anteriormente demonstradas, no sentido de alcançar uma situação desejada de maneira mais eficiente e efetiva, com a melhor concentração de esforços e recursos pela organização.
Maximiano (1995) afirma que o planejamento compreende os fatores tempo e incerteza, bem como o fator decisorial. Assim sendo, seu conceito engloba o processo de definição dos objetivos organizacionais a serem alcançados e dos meios para atingi-los, através da interferência na realidade, com a intenção de passar de uma situação conhecida para uma situação desejada, dentro de um intervalo de tempo previamente definido, em que as decisões tomadas no momento atual, afetarão o futuro da organização.
Quando se planeja, deve-se ter