processo dr fundição
Processo de fabricação de peças em ferro fundido da TUPY S.A.
O processo de fundição de ferro consiste na seleção e fusão de matérias primas (sucatas de aço, ferro gusa, ligas metálicas etc.) seguindo-se no vazamento do metal líquido em moldes de areia. A peça metálica, após solidificação, passa por um processo de resfriamento no interior do molde, desmoldagem e acabamento antes de se tornar o produto final. Em complemento e em alguns casos (por solicitação de clientes), esse produto é submetido ao processo de usinagem.
Fusão
A fusão consiste na transformação dos principais insumos – sucata, ferro gusa, e ligas metálicas – em ligas de ferro fundido em composições químicas adequadas a cada tipo de aplicação. As matérias primas são inseridas em fornos cubilô (matriz energética coque), fornos de indução e fornos a arco (matriz energética elétrica) – onde são transformadas em metal líquido a temperaturas acima de 1500°C.
A Tupy trabalha com ligas de ferro fundido cinzento, nodular e vermicular (CGI). Este último, em especial, é um material de elevada resistência mecânica, o que permite a construção de blocos de motor mais compactos e com alta potência, sendo assim uma tecnologia importante para motores de última geração. No primeiro semestre de 2013 em torno de 16% das receitas de blocos e cabeçotes foram de produtos em CGI, e a companhia estima que esse montante chegará a aproximadamente um quarto das receitas em 2017. Clique aqui para mais informações sobre o CGI (website da SinterCast).
Moldagem
É o processo de confecção do molde de areia (sílica, bentonita, pó de carvão, água) via sua compressão contra uma matriz, o “ferramental”, resultando em negativo que será o responsável por dar formato às partes externas da peça fundida, adequadas às tolerâncias dimensionais especificadas pelos clientes.
Macharia
A macharia consiste no processo de obtenção de aglomerados de areia e resina (“machos”), que funcionam como moldes internos,