ATO INSEGURO DOS EMPREGADOS E SUAS RESPONSABILIDADES QUANTO A SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO.
Trabalho apresentado a Prof.ª Ericka Lúci da disciplina Metodologia Cientifica da turma SEG.103 sala 303, turno Noturno do curso Segurança do Trabalho.
Centro Universitário Nilton Lins
Manaus - 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS
ATO INSEGURO DOS EMPREGADOS E SUAS RESPONSABILIDADES QUANTO A SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO.
MANAUS
2014
RESUMO
Os atos inseguros estão diretamente ligados ao desrespeito do trabalhador quanto às normas regulamentadoras da segurança do trabalho, assim como boa parte de culpa também seja pela empresa por omissão no quesito treinamento para correta utilização dos equipamentos de proteção individual. O cumprimento das regras de segurança e medicina do trabalho depende de fiscalizações assim empregadoras e empregados tende a inibir os acidentes e as doenças ocupacionais típicas das atividades profissionais. A segurança no trabalho é um direito trabalhista, mas publico e notório que a atuação da fiscalização do trabalho no cumprimento das normas de segurança e medicina do trabalho. Por outro lado, a delimitação de responsabilidade é clara quando analisamos as questões sob a ótica do ato inseguro ou da condição insegura de trabalho. No mais, a justiça tende a ser mais benéfica com o trabalhador independentemente de sua culpa ou dolo, haja vista a sua hipossuficiência na relação trabalhista.
BIBLIOGRAFIA
Artigo 1: A persistência da noção de ato inseguro e a construção da culpa: os discursos sobre os acidentes de trabalho em uma indústria metalúrgica. http://www.scielo.br/pdf/rbso/v32n115/03.pdf (págs. 1 a 27)
Artigo 2: Um sistema de gestão de segurança do trabalho alinhado à produtividade e à integridade dos colaboradores. http://www.ufjf.br/ep/files/2009/06/tcc_jan2007_diogocortes.pdf (págs. 1