Processo de supervisao pedagogica
Introdução O estágio actual das práticas pedagógicas surge como um momento fundamental, conjugando-se aí factores importantes a ter em conta na formação e desenvolvimento do futuro professor, nomeadamente o contacto com a realidade de ensino, tendo como factor central a acção educativa do aluno estagiário (EP – Estudante Praticante) e a mediação de todo este processo - supervisão.
Uma das grandes preocupações na formação de professores é a passagem do conhecimento académico ao conhecimento profissional. Este é um momento fundamental que condicionará a sua futura prática profissional, na formação profissional dos professores, pois vivem uma experiência única de formação e acompanhamento. Ele arrasta consigo a criação de expectativas em relação ao seu desempenho como professor, situações difíceis e imprevistas, a constante exigência de respostas adequadas e imediatas, permite-nos perceber algumas das suas insuficiências, quando confrontados com a realidade.
Surgem deste modo, as variáveis susceptíveis de nos conduzir à formulação do seguinte problema: Contribui a orientação/apoio do supervisor para o sucesso do desempenho do aluno (Estudante Preticante da Universidade pedagógica – UNISAF) durante o estágio? A forma de como é executada a supervisão de prática pedagógica enquadra-se aos padrões universais de supervisão?
Numa tentativa