Processo de Soldagem MAG
Lista de Figuras.
1. Objetivos
Visualizar o funcionamento do processo de soldagem MAG, os cuidados a serem observados, os parâmetros de soldagem e os equipamentos utilizados.
Mostrar ao aluno a importância da utilização de um processo de soldagem com alimentação contínua do metal de adição.
O instrutor mostrará ao aluno a concepção do equipamento, bem como as diferenças na soldagem de metais não ferrosos e ferrosos.
O objetivo é fazer uma comparação do resultado do processo utilizando a alimentação contínua do metal de adição com os processos com alimentação manual.
2. Introdução Teórica
Este relatório possui como introdução teórica os conhecimentos a respeito de Processos de Soldagem com Alimentação Contínua: MIG/MAG.
2.1 Processos de Soldagem com Alimentação Contínua
Os processos de soldagem com alimentação contínua tem sido aqueles que apresentaram um maior crescimento em termos de utilização nos últimos anos em escala mundial. Dentre eles os processos de soldagem a arco com eletrodos fusíveis sobre proteção gasosa é conhecida pelas denominações de MIG/MAG, e o processo de soldagem com arame tubular.
A soldagem com arco elétrico e gás de proteção, sigla em inglês GMAW (Gas Metal Arc Welding), é conhecida como soldagem MIG/MAG (MIG – Metal Inert Gas e MAG – Metal Active Gas). Trata-se de um processo de soldagem que utiliza o arco elétrico como fonte de calor, entre a peça e o consumível em forma de arame, (eletrodo não revestido), fornecido por um alimentador contínuo, realizando uma união de materiais metálicos pela fusão. O arco elétrico funde o arame de forma contínua à medida que é alimentado à poça de fusão. O metal de solda é protegido da atmosfera por um fluxo de gás, ou mistura de gases, inerte (MIG) ou ativo (MAG).
Neste processo de soldagem é utilizada a corrente contínua (DC) e geralmente o arame é utilizado no polo positivo (polaridade inversa). A polaridade direta é raramente utilizada, pois proporciona uma