Processo de Produção da energia.
Processo de extração:
Depois de identificar, através de estudos geológicos, a presença de uma rocha rica em petróleo, o local é isolado e começam as escavações. Ao atravessar à rocha sedimentar a sonda usada para escavar chega à camada petrolífera, neste momento o petróleo jorra para fora da jazida, isso acontece devido à pressão exercida pela presença de gases componentes do petróleo.
Este processo é parecido com o usado para cavar poços artesianos, mas neste caso a busca não é por um líquido transparente (água), é por um líquido denso, oleoso, escuro e cheio de impurezas. É assim que o petróleo é encontrado, e só depois é purificado nas torres de fracionamento.
O método usado para obter petróleo de diferentes formas é a destilação fracionada. Em seu estado natural, o petróleo é um líquido pastoso que traz uma mistura de gasolina, diesel, querosene, gases liquefeitos e um monte de outros óleos. Nas refinarias o petróleo é separado. Como cada produto tem um ponto de ebulição diferente, basta aquecer o petróleo para retirar seus derivados.
Figura 1 Refino do petróleo.
A geração de energia elétrica a partir de derivados de petróleo ocorre por meio da queima desses combustíveis em caldeiras, turbinas e motores de combustão interna.
O processo de produção de energia elétrica é similar em todas as usinas que utilizam como matéria-prima os combustíveis fósseis em estado sólido ou líquido – o que inclui a maioria dos derivados de petróleo. Esse material é transportado até a usina, estocado e, posteriormente, queimado em uma câmara de combustão. O calor obtido nesse processo é usado para aquecer e aumentar a pressão da água, que se transforma em vapor. Este vapor movimenta as turbinas que transformam a energia térmica em energia mecânica. O gerador transforma a energia mecânica em energia elétrica. Figura 2 usina termo elétrica.
Principais usuários mundiais.
Com relação ao consumo, os