INTRODUÇÃO A PESQUISA CIENTIFICA
A percepção de cada consumidor, é um fator decisivo na hora da compra. “Os clientes maximizam o valor. Eles criam uma expectativa de valor e agem com base nela. Os compradores comprarão da empresa que, segundo sua percepção, lhes oferecer o maior valor, definido como a diferença entre o valor total para o cliente e o custo total do cliente.” (PORTELA, Carmem, 2009).
Ao identificar diferentes perfis de consumidor, é possível criar diferentes estratégias para comunicar à eles. “A partir do momento que se conhece um pouco mais sobre a personalidade de seus consumidores, diferenciados tipos de estratégias de marketing podem ser desenvolvidas e aplicadas aos diferentes tipos de consumidores, ou seja, existe uma personalização da estratégia.” (GALVÃO, Gabriel, 2010).
O processo de compra possui várias etapas. Galvão (2008) escreve
Inicia-se quando o comprador reconhece um problema ou necessidade. Ele percebe a diferença entre a situação real e a situação desejada. A necessidade pode ser impulsionada por estímulos internos e externos. No primeiro caso, a necessidade normal de uma pessoa pode se dizer que é fome, sede de sexo, que surgem como nível de consciência. Já no segundo caso a necessidade é despertada por um estímulo externo a partir da influência do meio social, como as propagandas.
Para auxiliar o marketing com os diferentes comportamentos humanos, a psicologia estuda com três enfoques principais. O mais utilizado é o experimental. Hoff (2004) escreve
No Método Experimental procura-se explicar o comportamento individual em termos de