Processo De Produ O Industrial Do Papel
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
ALANE BEZERRA DA SILVA
HÉLIA CLARISSA
PEDRO ARNALDO
RANIELLE RODRIGUES
JOSÉ WILSON
PROCESSO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL DO PAPEL
Paulo Afonso, BA - 23/09/2013.
ALANE BEZERRA DA SILVA
HÉLIA CLARISSA
PEDRO ARNALDO
RANIELLE RODRIGUES
JOSÉ WILSON
PROCESSO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL DO PAPEL
Elaboração de trabalho acadêmico conforme critérios estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com tema: Processo de Produção Industrial do Papel, apresentado ao Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica, do curso Técnico de Segurança do Trabalho, da turma A do módulo IV, Noturno.
Orientador: Eloi Cerqueira
Paulo Afonso, BA - 23/09/2013.
Introdução
O objetivo deste material acadêmico é proporcionar para o leitor, uma oportunidade de conhecer as fases do processo de produção industrial da fabricação do papel, abordando desde a captura na natureza da matéria prima utilizada para sua elaboração, explicando toda a transformação até a confecção do produto final.
Extração da Matéria Prima da Natureza
A madeira proveniente dos Eucaliptos e Pinus têm como benefício às fibras longas e fortes que ajudam a formar uma complexa malha ao passar pela máquina para produzir uma boa formação do papel.
Na Europa, são utilizados principalmente, uma vez que suas fibras têm inúmeras propriedades vantajosas para o processo de produção.
Processo de Produção Industrial
Trata-se do método de produção, inventado por volta de 1840. Os toreres descascados são pressionados contra um moinho industrial que separa as fibras individuais por meio de uma ação de corte.
É adicionada água para ajudar no processo e manter o moinho sob uma intensa fricção dos toretes pressionados em razão da ação da máquina. A celulose passa por finos crivos, e apenas as fibras individuais podem prosseguir.
A celulose é igualmente limpa de