processo de prod de iogurte
CIBELE LUIZA DE ALMEIDA
PRODUÇÃO DE IOGURTE
CURITIBA
2013
CIBELE LUIZA DE ALMEIDA
PRODUÇÃO DE IOGURTE
Trabalho apresentado á disciplina de Alimentos, do Curso Técnico em Biotecnologia, Unidade Cidade Industrial de Curitiba, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Prof. Jaime
CURITIBA
2013
Sumário
1 Introdução
2 Origem do Iogurte
O leite fermentado deu origem ao iogurte da atualidade que teve origem no Oriente através das expedições, guerras e relações comerciais entre os fenícios e os egípcios e, mais tarde, também através de gregos e romanos, este alimento se difundiu, conquistando uma posição privilegiada na dieta alimentar dos mais diversos povos. A origem do iogurte ainda não é totalmente conhecida, mas há vários episódios, espalhados pelo mundo, que podem estar na base do seu aparecimento na antiguidade.
Durante o período neolítico, os pastores começaram a domesticar animais mamíferos e a utilizar o seu leite como alimento. Não se sabe quais foram os primeiros animais domesticados, mas tudo indica que tenham sido os camelos, búfalos, cabras, ovelhas e vacas. O leite destes animais era armazenado em marmitas de barro à temperatura ambiente, o que, conjugado com o clima do deserto, cujas temperaturas chegam a atingir os 43ºC, criava as condições ideais para que o leite fermentasse, produzindo um rudimentar tipo de iogurte.
Nos desertos da Turquia, os pastores armazenavam o leite fresco em bolsas feitas de pele de cabra. Os sacos colocavam-se atados nos camelos e o calor do seu corpo encostados nos sacos, propiciava a multiplicação de bactérias ácidas. Várias horas depois, quando os pastores se preparavam para beber o leite, encontravam uma massa semi-sólida e coagulada: o leite acabara de converter-se em iogurte, o que os pastores consideravam