processo de pintura
Artigo:
Análise de Custo / Melhoria do Processo de Pintura
Análise de Custo Processo de Pintura
1. Introdução
O objetivo desse artigo é fazer uma análise de custo do processo de pintura, onde verificaremos o processo de borra gerado a partir da coagulação de tinta das cabines de pintura de uma empresa de autopeças, e que servirá como material para avaliação e aprovação da disciplina de Tecnologia de Processos II, da Fatec-so (Faculdade de Tecnologia de Sorocaba), ministrada pelo Professor Célio Conti. O principal objetivo descrever o processo de pintura de um modo geral, o processo da coagulação acima citada, e fazer um levantamento de todos os custos envolvidos nesse processo, seja o custo direto ou indireto.
1.1. História da Pintura
O Processo de pintura vem sendo utilizado há milhares de anos, com um aumento gradativo até os dias atuais.
Na antiguidade, o processo de pintura tinha como finalidade quase que exclusivamente decorativa. Era um tipo de trabalho artesanal, e passado de pai para filho através das gerações. Somente a partir do final do século passado que se iniciou se efetivamente uma indústria de pintura, surgida através da necessidade de proteção de máquinas e equipamentos que foram de desenvolvendo no decorrer da revolução industrial. A partir de então, surgiu à necessidade de proteger a superfície das máquinas da corrosão atmosférica, química etc. O que anteriormente era feito através de trabalhos empíricos, passou a ser tratado de uma forma cientifica. O sucesso da pintura não depende exclusivamente da tinta, e sim de um conjunto tal como: preparação da superfície a ser tratada, tinta, tempo de cura, e quantidade de demão conforme a tinta.
1.2. Importância da Pintura
A pintura tem como objetivo cobrir uma superfície com a finalidade de proteger contra qualquer tipo de corrosão, portanto esse processo é denominado tratamento superficial. O processo de pintura vai além da estética, a