Processo de Mudança Organizacional: Um Estudo de Caso Segundo Kotter
Especialização em Gestão Estratégica da Qualidade
Processo de Mudança Organizacional: Um Estudo de Caso Segundo Kotter
Cristina Nunes Pithan
Resumo
Este artigo avalia a eficácia da gestão do processo de mudança organizacional de uma empresa líder global de componentes, sistemas e serviços utilizados em aquecimento, ar condicionado, refrigeração e termostato e busca maior competitividade no setor em que atua.
Para atingir o objetivo, foram realizadas a pesquisa de campo e análise da situação atual comparando com os conceitos identificados na literatura. Os dados foram coletados por meio de entrevistas informais, análise de documentos da empresa e observação participativa, no período de junho de 2010 a setembro de 2010. O estudo verifica se o processo de mudança organizacional da empresa estudada está sendo ou não conduzido com base no modelo proposto por John P. Kotter para a implementação eficaz de mudanças nas organizações, comparando os oito passos propostos pelo autor com o ocorrido na empresa. O resultado da pesquisa sugere a necessidade de utilização do modelo de Kotter (1997), na empresa em estudo, a fim de facilitar o processo de mudança na organização.
Palavras-chave: mudança organizacional, mudança cultural, liderança.
INTRODUÇÃO
Atualmente, com as sucessivas rupturas tecnológicas, com a globalização, com a diversificação e qualificação da força de trabalho a empresa em estudo se depara com uma realidade que exige um incremento de competitividade para atuar em mercados mais agressivos e com padrões altos de exigência de qualidade e com baixos custos de fabricação.
Com isso, as mudanças nas organizações precisam ser mais freqüentes, mais rápidas e, grande parte das vezes, mais profundas, conforme afirma Wood Jr. (2009), ao dizer que a mudança não é, hoje, uma opção. O autor diz ainda que as empresas têm gradativamente abandonado uma postura reativa para assumir uma postura proativa frente