Gestão da Mudança
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE TI
DISCIPLINA: GESTÃO DA MUDANÇA E NEGOCIAÇÃO – 2008/2
PROF. ANDRÉ HARTMANN DUHÁ
ALUNO : RODRIGO COUTO DE SOUZA
TRABALHO FINAL – ESTUDO DE CASO
O presente estudo de caso trata da implantação de um projeto de Outsourcing de Impressão em uma empresa privada, por questões particulares os detalhes serão mantidos em sigilo.
O objeto do trabalho será descrito em linhas gerais e em comparação com o modelo de mudança proposto por John Kotter.
Segundo Kotter (1997) os processos de mudança organizacional nas empresas tem crescido substancialmente ao longo das duas últimas décadas, e a esse fenômeno imputam-se várias questões positivas e outras inegavelmente negativas.
Ocorre que, apesar dos esforços empreendidos na construção de uma mudança necessária e estratégica, serem planejados e conduzidos com esmero e atenção, ainda assim esses mesmos esforços podem acarretar em um embaraço institucional irreversível e de notórias baixas para a empresa.
Visando estabelecer uma conduta adequada para a gestão de mudanças, Kotter observou mais de 100 empresas nos últimos 10 anos, e postulou seu modelo baseado em oito passos a serem seguidos para facilitar o sucesso de projetos de mudança.
O método de Kotter não pretende esgotar a discussão sobre o tema nem descrever uma fórmula infalível para ser seguida no momento de executar uma mudança administrativa, ao contrário disso Kotter estimula o desenvolvimento de “Lideranças”, capazes de envolver-se dinamicamente com os processos de mudança inerentes ao atual momento em que os mercados estão submetidos.
É preciso considerar verdadeiras as afirmações de Kotter quando o mesmo afirma que o desenvolvimento de profissionais preparados para vivenciar e administrar mudanças é uma necessidade atual e imprescindível para o futuro de