TGA resumo cap 3 e 4
Trabalho de TGA Primeiro período de Administração
Douglas Bom e Murillo Araujo
03/04/2014
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento estratégico defini os rumos do negócio e, seu propósito geral é influenciar a todos os ambientes da empresa.
O planejamento estratégico é efetuado pelos dirigentes de mais alto nível da empresa – diretores e assessores de alto nível-, pois quase sempre, são os que possuem uma visão sistêmica ou global da empresa e tem melhores condições para ficarem atentos ao que ocorro no ambiente externo.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
O planejamento operacional é uma função gerencial de acordo com a concepção de Fayol, e as principais decisões a seu respeito são inerentes à atividade de administrar a cada um dos chefes de unidades organizacionais.
Os diversos planejamentos operacionais devem estar coerentes entre si e com o planejamento estratégico da empresa.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
As diferenças são claras, a estratégia visa a eficácia, a operação visa a eficiência. O planejamento operacional tende a ser mais detalhado e atender as necessidades em um prazo mais curto que o estratégico.
CONTROLE
CONCEITUAÇÃO
O controle compreende a medida do desempenho em comparação coms os objetivos e as metas predeterminados, inclui a coleta e a analise de fatos e dados relevantes, analise das causas de eventuais desvios, as medidas corretivas e, se necessário, o ajuste dos planos.
PADROES DE DESEMPENHOS OU METAS
Os padrões ou as metas são valores validos, mensuráveis, compreensíveis, significativos e realistas para medir o progresso ou o resultado desejado para o trabalho.
AFERIÇÃO DO RESULTADO
O registro deve ser efetuado a medida que o trabalho vai sendo realizado e não no final do processo. Os valores dos resultados obtidos devem ser enviados tempestivamente a quem precisa da informação para a tomada de decisões.
INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS
Os resultados obtidos