Processo de logística reversa
O ciclo dos produtos na cadeia comercial não termina quando, após serem usados pelos consumidores, são descartados. Há muito se fala em reciclagem e reaproveitamento dos materiais utilizados. Esta questão se tornou foco no meio empresarial, e vários fatores cada vez mais as destacam, estimulando a responsabilidade da empresa sobre o fim da vida de seu produto.
Utilizando estes princípios criaremos uma empresa para coleta e reciclagem de garrafas tipo PET. A missão de nosso projeto é criar um método eficiente e funcional capaz de recolher este tipo de material em nossa região otimizando o uso de mão-de-obra e equipamentos com menor custo.
INTRODUÇÃO
A logística é o gerenciamento de materiais do ponto de aquisição até o ponto de consumo. Iremos estudar o processo inverso, conhecido como processo de logística reversa que para nós é o processo pelo qual o material reciclável será coletado, selecionado e entregue na indústria de revalorização. Isto gera um grande impasse, de quem é que paga a conta da logística reversa, não é a indústria de embalagens, nem a indústria dos produtos embalados e nem a prefeitura. Somos nós, eu, você e toda a sociedade seja como contribuinte ou seja como consumidor.
“Refere-se, assim,logística reversa como todas as atividades logísticas de coletar, demonstrar e processar e/ou materiais e peças usados afim de assegurar uma recuperação sustentável amigável ao meio-ambiente” (REVLOG, s.d).
Empresas de vários ramos utilizam este tipo de ciclo; empresas fabricantes de bebidas, por exemplo, precisam gerenciar todo o retorno de garrafas dos pontos de venda até seus centros de distribuição. As siderúrgicas usam como insumo de produção, em grande parte, a sucata gerada por seus clientes e para isso usam centros coletores de carga. A indústria de latas de alumínio é notável pelo seu grande investimento de matéria-prima reciclada, tendo desenvolvido meios inovadores na coleta de latas descartáveis.
PET- Poliéster