UTILIZAÇÃO DE PROCESSOS DE LOGÍSTICA REVERSA PARA O DESCARTE DOS EQUIPAMENTOS DE COMUNICAÇÕES OBSOLETOS
DESCARTE DOS EQUIPAMENTOS DE COMUNICAÇÕES OBSOLETOS
ERIC DOS SANTOS FONTES
RESUMO
Este trabalho apresenta uma abordagem sobre a necessidade de aplicação de processos de logística reversa para o descarte dos equipamentos de comunicações que estão obsoletos. A finalidade da utilização destes processos esta diretamente ligada a preocupações com o meio ambiente. O Exército não pode ser responsável por impactos ambientais por causa de descartes inadequados de seus materiais. Isto prejudicaria a imagem da instituição perante a sociedade brasileira. Portanto, este artigo visa apresentar a importância da aplicação de processos de logística reversa para a solução deste problema.
Palavras-chaves: Logística reversa. Descarte. Meio ambiente. Imagem da instituição.
1. INTRODUÇÃO
Há alguns anos, autoridades do Exército Brasileiro observando que a maioria dos meios de comunicações adotada nas diversas Organizações Militares estava obsoleta, decidiram adquirir novos equipamentos rádios para suprir a necessidade de comunicações dessas OM.
Hoje, este processo de renovação que é gerenciado pelo Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica (CComGEx) encontra-se em andamento e as perspectivas são muito boas. Vários quartéis já têm recebido estes novos equipamentos que irão substituir aqueles antigos e, em breve, todas as unidades do Exército Brasileiro, de acordo com o projeto gerenciado pelo CComGEx, receberão os novos equipamentos.
Com a aquisição destes novos equipamentos, está sendo levantada uma nova questão. O que fazer com os antigos equipamentos que estão obseletos? A primeira resposta é simples. Descarregar. Como o material está obsoleto ele deverá ser descarregado. No entanto, esta não é a única resposta para este questionamento. O que fazer com a carcaça dos tranceptores, fontes, antenas, ou seja, tudo aquilo que for descarregado junto com o equipamento rádio e que não