Processo de Industrialização da Amazônia
Desenvolvimento A primeira mineração industrial na Amazônia, foi fortalecida com um principio de liberalismo econômico vindo logo após a ditadura Vargas na nova constituição de 1946. A nova constituição ao contrario da anterior carta de1937 não deixava explicito que os bens minerais pertenciam a União, porem, deixava claro que a exploração mineral só poderia ser feita por empresasbrasileiras ou sociedades organizadas no Brasil. Na jazida de manganês ocorreu uma um concorrência com o objetivo de valoriza-la, essa concorrência foi vencida pela Indústria eComercio de Minérios S.A. (Icomi). Depois de receber autorização para a exploração em 1950, alegando necessidade de aporte técnico, a Icomi associou-se e a Bethlehem Steel, na época a segunda maior corporação produtora de aço norte americana.
A valorização do manganês que permaneceu por quatro décadas acaba decaindo por conta de politicas derivadas do golpe militar em 1964. Politicas de desenvolvimento, articulação de interesses privados e incentivos fiscais.
Como parte desses incentivos fiscais, veio em 1974 a criação de Polos Agropecuários e Agrominerais chamados Polomazônia , com objetivo de ampliar a exportação. Com isso ocorre uma visão de desenvolvimento regional, vindo de uma necessidade de acumulo de capital para impulsionar os processos de desenvolvimento. Alguns dos polos que constituíam o Polomazônia eram Carajás, Trombetas e Amapá. Na região de Trombetas o foco foi a extração de bauxita,