Processo de higienização de garrafas
1. Objetivo
- Explicar como funciona o processo de higienização de garrafas;
- Apresentar quais são os produtos utilizados na higienização;
- Determinar quais são os requisitos e padrões de qualidade da limpeza final;
- Verificar possíveis ocorrências causadas por uma má higienização.
2. Introdução
A higienização da indústria no ramo de bebidas, envolvendo o local de processo, equipamentos utilizados e manipuladores é uma condição fundamental para a garantia da qualidade do produto final. A higiene do ambiente, dos equipamentos e vasilhames consiste basicamente de duas etapas: limpeza e sanitização, sendo que a limpeza destina-se à remoção dos resíduos orgânicos e minerais presentes nas superfícies e a sanitização tem a finalidade de reduzir, a níveis satisfatórios, a carga microbiana dos vasilhames. Outra característica importante trata-se da água utilizada no processo, a qual deve estardentro dos padrões de qualidade indicadas na legislação vigente.
Em relação às embalagens retornáveis, pode-se afirmar que os vasilhames compostos por vidro são excelentes materiais para manter as características do produto envasado.
O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma base de sílica. Em sua forma pura, o vidro é um óxido metálico super-esfriado e transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e biologicamente inativo, que pode ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis. Estas propriedades desejáveis conduzem a um grande número de aplicações. No entanto, ele é frágil, quebrando-se com facilidade. (PAZ, M., et. al., 2009)
Para o mercado interno, a aquisição de garrafas novas adiciona valor considerávelna produção e comercialização do produto. Assim, a reciclagem das embalagens foi adotada afim de otimizar condições econômicas para a indústria de bebidas.Com isso, novos custos relacionados à higienização foram computados de forma a seguir corretamente