Produção da coca cola
O processo de fabricação da Coca-Cola inicia-se quando a formula secreta, conhecida como xarope, é enviada para centenas de fábricas de envasamento. A fórmula que é a base para a produção é um segredo comercial protegido e nem os funcionários sabem o que compõem essa fórmula.
A fábrica funciona 24 horas por dia, 05 dias semanais produzindo 4,5 milhões de litros por dia.
Um ponto importante na fabricação é a água que constitui 90% da bebida. A água utilizada precisa ser o mais neutra possível, para isso recebe higienização e passa por uma filtragem nanometrica.
A bebida tem em sua composição 90% de água purificada, 50% edulcorantes e carbonação. Utilizam também, aromatizantes naturais, cafeína, açúcar e xarope de milho. A mistura é diluída e recebe um bombeamento de gás carbônico para carbonar a bebida. Após esse processo a bebida já esta pronta para ser bombeada para tanques que serão distribuídos para outra unidade de fábrica responsável pelo engarrafamento.
Os engarrafadores utilizam 03 tipos de recipientes, garrafas plásticas, latas de alumínio e garrafas de vidro. 50% de todos os produtos da Coca-Cola são fornecidos em garrafas de Politereftalato de etila (PET)
As garrafas podem ser leves, mas precisam ser fortes, pois as bebidas gaseificadas estão sob pressão. A fabricação de uma garrafa plástica é uma operação em duas fases, onde é feita o pré-molde e depois o molde é aquecido e alongado na forma de uma garrafa. As pré-formas já possuem a parte superior completa e a borda de apoio que é de extrema importância durante todo o processo. Antes de serem infladas as pré-formas passam por um sistema de aquecimento e moldes de aço inoxidável dão forma ás pré-formas depois de infladas.
As garrafas defeituosas que não satisfazem as exigências de produção são descartadas. As garrafas perfeitas são