Processo de Gestão de Residuos
Este fato concretiza-se quando Barbieri (2007, p.26) afirma que: “a preocupação com o meio ambiente, antes restrita a pequenos grupos de artistas, cientistas e alguns políticos, atingiu também amplos setores da população de praticamente todo o mundo, dado o elevado grau de degradação observado em todas as partes do Planeta”.
A indústria de alimentos gera uma grande quantidade de resíduos, que quando gerenciados de forma correta, podem ser revertidos em benefícios, tanto ambientais quanto sociais, justificando o alicerce do gerenciamento ambiental de forma ampla através da aplicação dos tríplices resultados (alcance do equilíbrio entre os resultados econômicos, ambientais e sociais). As principais ações ambientais neste tipo de segmento são: direcionamento de resíduos para cooperativas de reciclagem e beneficiamento, atendimento as legislações ambientais e sanitárias, geração de recursos para população carente através do trabalho realizado através do gerenciamento de resíduos, e melhorando a imagem da empresa perante a sociedade que está inserida.
Segundo Giannetti e Almeida (2006, p.1), “Com o aumento da população mundial, o descarte dos resíduos se tornou cada vez mais problemático”.
Este artigo procura responder ao seguinte questionamento: As indústrias de alimentos geram uma grande quantidade de resíduos, o gerenciamento desses resíduos pode ser convertido em retorno financeiro, ambiental e social?
O objetivo principal do trabalho é analisar o processo de gerenciamento dos resíduos nos restaurantes de uma rede fast food McDonald’s. Os objetivos específicos é identificar as responsabilidades ambientais pela geração dos resíduos, e realizar estudo de caso para