Apr coletor de lixo
ISSN 1984-9354
MODELO DE ANÁLISE DE RISCOS
APLICADA NA GESTÃO DE RESÍDUOS
SÓLIDOS INDUSTRIAIS
Leonardo Dias Pinto
(Latec/UFF)
Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas
(Latec/UFF)
Resumo
Os resíduos sólidos provenientes das diversas atividades industriais representam perdas significativas e impactos aos processos produtivos, além de ocasionar impactos e riscos nas diversas atividades.
A gestão de resíduos é um sistema de ggestão utilizado para reduzir ou eliminar os impactos socioambientais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de forma sistêmica, permitindo identificar perdas e priorizar etapas para controle.
As perdas de materiais, desgastes de equipamentos e tempo de produção aliados aos riscos de acidentes, vazamentos e impactos ambientais podem ser analisados por ferramentas de identificação e controle, permitindo estabelecer estratégias para gestão destes resíduos industriais de forma preventiva, priorizando as etapas mais críticas dentro deste modelo de gestão.
Palavras-chaves: Gestão de resíduos, análise de riscos, perdas, meio ambiente VII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
12 e 13 de agosto de 2011
1. INTRODUÇÃO
Diversas atividades de indústrias que atuam na exploração de recursos naturais são apontadas como principais responsáveis no favorecimento do desequilíbrio ambiental e causadoras de perdas irreparáveis ao meio ambiente (SILVA, 2008). Por outro lado, estas indústrias investem cada vez mais no desenvolvimento de novas tecnologias e sistemas integrados para redução das perdas nos processos e menores impactos aos ambientes em que atuam direta ou indiretamente. Segundo Ribeiro (2003), a utilização de estudos e implantação de sistemas de gestão de forma sistêmica e contínua em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais são cada vez mais aplicados nas diversas etapas da cadeia produtiva de uma empresa.
A utilização de ferramentas para análise das etapas de seus