Processo de Furação
A furação é um processo de usinagem que tem por objetivo a geração de furos, na maioria das vezes cilíndricos, em uma peça, através do movimento relativo de rotação entre a peça e a ferramenta, denominada broca. A continuidade da retirada de material é garantida pelo movimento relativo de avanço entre a peça e a ferramenta, que ocorre segundo uma trajetória coincidente ou paralela ao eixo longitudinal da ferramenta.
O processo de furação é um dos processos de usinagem mais utilizados na indústria manufatureira. A grande maioria das peças de qualquer tipo de indústria têm pelo menos um furo e somente uma parte muito pequena dessas peças já vem com o furo pronto do processo de obtenção da peça bruta, seja ele fundição, forjamento etc. Em geral, as peças têm que ser furadas em cheio ou terem seus furos aumentados através do processo de furação. Isto torna o estudo visando a otimização do processo de furação muito importante.
PROCESSO DE FURAÇÃO
Furos são elementos muito comuns e importantes em peças mecânicas. Empregados em várias peças e produtos desempenham importantes funções, como: condutores de fluídos, alojamento de rolamentos, interiores de roscas, acoplamento de eixos, buchas, fixação e outras. Nas indústrias metal-mecânica tem-se várias opções para realizá-los, dependendo das formas e condições em que eles se encontram nas peças. Os furos podem ser realizados por diferentes processos, cada um com suas características e importâncias dentro da manufatura.
A furação é, geralmente, o método de usinagem mais eficiente e econômico para executar um furo em um metal sólido e, frequentemente, é realizada em conjunto com outras operações de usinagem. Dentro dos processos de usinagem para abertura de furos, o processo mais empregado é a furação. Porém, existem alguns limitantes para este processo quando se tem que realizar furos com grandes diâmetros. As brocas têm restrições de dimensões para realização de grandes