processo de formação mecânica com redução de cavaco
Professor: Rudney
Introdução
Cavaco é o material removido do tarugo durante o processo de usinagem, cujo objetivo é obter uma peça com forma e dimensões definidas.
Para um melhor entendimento podemos fazer uma analogia com o ato de apontar um lápis, onde:
lápis é o tarugo; lamina do apontador é a ferramenta de corte; material removido é o cavaco.
O objetivo deste trabalho é esclarecer o leitor sobre os processos de fabricação com remoção de cavaco, através deste aprimorarei também meus conhecimentos sobre esse assunto tão amplo e pouco conhecido, mais de suprema importância entre aqueles que desejam conhecer o universo da fabricação, pois vários são os objetos de uso rotineiro produzido através deste processo.
Processo de fabricação mecânica convencional com formação de cavaco
A usinagem é um processo mecânico pelo qual se dá forma à peça ou matéria-prima. Um subgrupo da norma DIN8580 sob o termo ‘’separar’’, compreende o processo de fabricação com remoção de cavaco, que se caracteriza pela aplicação de ferramentas geometricamente definidas.
Como operações de usinagem entenderam aquelas que, ao conferir à peça a forma, ou as dimensões ou o acabamento, ou ainda uma combinação qualquer destes três bens, produzem cavaco. Definimos cavaco como a porção de material da peça, retirada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar forma geométrica irregular (Diovani Lencina, 2005, p.2).
Em torno CNC, o cavaco está presente ao longo de todo processo na fabricação da peça, a formação do cavaco, quando inadequado, pode afetar o sistema produtivo em uma linha de produção. Quando não houver a preocupação em aplicar o processo corretamente, do ponto de vista econômico e também quanto à segurança do operador da máquina-ferramenta.
O cavaco é formado através do contato entre a peça e a ferramenta por meio de um cisalhamento2 e este se dá na região que