Ácidos e Bases
Propriedades de ácidos e bases
Ácidos são substâncias que se ionizam em soluções aquosas para formar íons hidrogênio, aumentando a concentração de íons H+(aq). Uma vez que o átomo de hidrogênio possui apenas um elétron, H+ é simplesmente um próton. Portanto, os ácidos são comumente chamados de doadores de prótons. Os ácidos conduzem corrente elétrica, quando adicionados ao mármore e a outros carbonatos, produzir efervescência, com liberação de gás carbônico. Podem ser divididos em dois grupos: Os que não contêm o oxigênio (não-oxigenados ou hidrácidos) e os que contêm (oxigenados ou oxi-ácidos).
Bases são substâncias que aceitam (reagem com) íons H+. Elas produzem íons hidróxido (OH-) quando dissolvidos em água.
As bases quando dissolvidas em água, dissociam-se em seus íons componentes, introduzindo íons OH- na solução.
Os ácidos e bases que são eletrólitos fortes (completamente ionizados em solução) são chamados ácidos fortes e bases fortes e suas soluções conduzem eletricidade melhor que o soluto puro. Os que são eletrólitos fracos (parcialmente ionizados) são chamados de ácidos fracos e bases fracas e suas soluções são caracterizadas pela pouca condutividade elétrica. Os ácidos fortes são mais reativos do que os fracos quando a reatividade depende tão somente da concentração de H+(aq). Entretanto, a reatividade de um ácido pode depender tanto do ânion quanto do H+(aq) .
Escala de pH
Existe um índice que indica a acidez, neutralidade ou basicidade de um meio qualquer, denominado de pH (Potencial Hidrogênio Iônico). A escala do pH pode variar de 0 até 14, menor que 7 indica que tal substância é ácida, para pH maior que 7 indica que a substância é básica e para substância com pH 7 indica que ela é neutra. O valor do pH está diretamente relacionado com a quantidade de íons hidrogênio de uma solução e pode ser obtido com o uso de indicadores. Normalmente, a escala de pH é utilizada somente para medir a acidez e alcalinidade de soluções ácidas