Processo de fabricação
Trefilação
1. Trefilação e um processo de conformação plástica que se realiza pela operação de conduzir um fio, barra ou tubo através de uma ferramenta (fieira), que contem um furo em seu centro, por onde passa o fio. Esse furo tem o diâmetro decrescente, e apresenta um perfil na forma de funil curvo ou cônico.
No processo de trefilação ocorre uma deformação mecânico comumente realizado a frio, isso faz com que aconteça o encruamento causando a alteração das propriedades mecânicas do material. Ocorrem também esforços de compressão é de tração.
Veja como ocorre na figura abaixo.
2. A classificação dos produtos trefilados é realizada em função do seu tipo, que pode ser barra, tubo, arame ou fio.
As barras finas em geral com diâmetro menor que 5 mm, passam a se denominar arame ou fios. Os fios por sua vez podem ser classificados de acordo com seu diâmetro ou tipo de metal que é constituído. 3. As máquinas de trefilação podem ser classificadas em dois tipos, máquina de trefilar com deslizamento e sem deslizamento.
Máquina de trefilar sem deslizamento contém um sistema de tração do fio, para conduzir-lo através do furo da fieira, constituído de um anel tirante que primeiro acumula o fio trefilado para depois permitir o seu movimento em direção a segunda fieira. O processo segue igual para as fieiras seguintes, denominando assim um sistema de trefilação múltipla.
Máquinas de trefilar com deslizamento são as mais usadas em fios de pequeno diâmetro.
Seu funcionamento consiste em uma bobina de fio que passa por uma roldana que se alinha a primeira fieira, na saída da fieira o fio e tracionado por um anel tirante em forma de hélice cilíndrica, de tal modo que o fio fique alinhado com a primeira fieira e a saída da hélice fique alinhada com a segunda fieira, o numero de voltas ou espiras do fio no anel depende da força de atrito necessária para tracionar o fio através da primeira fieira. O sistema prossegue assim para as