Processo de Enfermagem
Método sistematizado para avaliar o estado de saúde do doente, diagnosticar suas necessidades e cuidados, formular um plano de cuidados, iniciá-lo e avaliá-lo.
1. Processo: caracterizado por ter propósito, organização e retroalimentação
1. Propósito: propriedade de ter finalidades ou objetivos específicos.
1. Identificar as necessidades de cuidados de enfermagem; - é o problema que resulta quando o doente é incapaz de atender suas necessidades no contexto da vida diária.
2. Estabelecer um plano para atendê-las;
3. Realizar as intervenções previstas
2. Organização: propriedade de ser composto por seqüência de passos (fases / componentes) necessários para atingir a finalidade.
3. Retroalimentação: propriedade de utilizar dados ou informações produzidas pelo principio processo e de ser modificado por esses dados ou informações.
4. Assim processo é continua progressão para alcançar determinada meta.
5. Para HORTA (1979)Necessidade é Problema e é definido como condições decorrentes dos desequilíbrios das necessidades humanas básicas do individuo, família e comunidade, que exigem do enfermeiro da assistência profissional.
2. Plano de cuidados - documentação da proposta de intervenções e sua priorização e objetivos. – guia
3. Os componentes do processo de enfermagem são levantamento deios dados, diagnostico de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação. A avaliação está presente em todos os componetes do processo.
4. Modificações no plano inicial podem ocorrer devido à respostas dos doentes às intervenções e o surgimento de novas demandas de cuidados, identificadas pelo próprio processo. (retroalimentação)
CONCEITOS:
1. Assistir em Enfermagem: “É fazer pelo ser humano aquilo que ele não pode fazer por si mesmo; ajudar ou auxiliar quando parcialmente impossibilitado de se autocuidar; orientar ou ensinar, supervisionar e encaminhar a outros profissionais” (HORTA).
2. Problema de Enfermagem: “É uma situação ou condições